Cada vez mais em destaque no universo educacional, a Psicopedagogia é uma área interdisciplinar que combina, naturalmente, os princípios da pedagogia e da psicopedagogia. Você sabe exatamente quais conceitos e práticas ela aborda, quais as possibilidades de atuação do ramo e a remuneração média do psicopedagogo?
Neste artigo do Blog Singularidades EAD, você vai conhecer mais sobre esse ramo expressivo da educação contemporânea e as possibilidades e desafios para os educadores e outros profissionais que desejam atuar na área. Continue a leitura!
O que é e como surgiu a área da Psicopedagogia?
Como o nome sugere, a Psicopedagogia é uma área de estudo da educação que associa a Psicologia e a Pedagogia. Enquanto a Psicologia estuda a mente e o comportamento humano, principalmente em relação a suas interações com o ambiente físico e social, a Pedagogia se volta ao estudo da educação e de seus métodos, processos e técnicas para a formação de indivíduos.
Nesse sentido, a combinação resulta em um campo de estudo voltado aos processos de aprendizagem de um ou mais indivíduos, incluindo o impacto do comportamento humano e dos fenômenos psicológicos nos momentos e contextos de aprendizagem.
De acordo com o artigo científico “Psicopedagogia: aspectos históricos e a práxis institucional”, do especialista Vanderson de Sousa Silva, a Psicopedagogia no Brasil ganhou reconhecimento e importância na década de 1960. Neste mesmo período, surgiram também as primeiras faculdades de Psicopedagogia em países vizinhos, como a Argentina.
As primeiras clínicas de leitura foram criadas no Rio Grande do Sul, ainda durante os anos 1960. Já nos anos 1970, na PUC-SP tiveram início os primeiros cursos destinados às dificuldades de aprendizagem, com enfoques majoritariamente preventivos.
Quais são os ramos da Psicopedagogia e onde o psicopedagogo pode atuar?
A Psicopedagogia como ciência se divide em dois grandes ramos: a Psicopedagogia Clínica e a Psicopedagogia Escolar. A principal diferença entre elas está no contexto de atuação: enquanto a clínica envolve os contextos clínicos, como consultórios, clínicas particulares e ONGs, a escolar se dedica justamente aos espaços tradicionais de aprendizagem, como escolas, cursos, faculdades e outros.
Nesses dois contextos, o psicopedagogo encontra diversas áreas de atuação para trabalhar e desenvolver suas atividades. A formação em Psicopedagogia permite a atuação em espaços como:
- escolas;
- instituições de ensino e pesquisa;
- clínicas;
- consultórios;
- hospitais;
- empresas públicas e privadas;
- ONGs;
- asilos; entre outras.
Você se interessa pela formação em Psicopedagogia? A live apresentada pelas especialistas Daniela Dau e Camilla Oliveira, do Instituto Singularidades, abordou a temática com excelência. Confira:
Em relação às áreas de atuação dentro da Psicopedagogia, o profissional pode seguir diversos caminhos envolvendo a aprendizagem. Conheça alguns a seguir.
Dificuldades de aprendizagem
Nessa área, o psicopedagogo trabalha com a identificação, o diagnóstico e a intervenção em dificuldades de aprendizagem, como dislexia, discalculia, déficit de atenção, entre outras.
Orientação vocacional
O psicopedagogo auxilia na orientação profissional, ajudando indivíduos a explorar suas aptidões, interesses e habilidades para fazer escolhas educacionais e de carreira adequadas.
Educação inclusiva
Nessa área, o psicopedagogo atua no suporte e na inclusão de alunos com necessidades especiais. Dessa forma, atua desenvolvendo estratégias e adaptando o ambiente educacional para promover a aprendizagem de todos.
Psicopedagogia clínica
No âmbito clínico, o psicopedagogo realiza avaliações, diagnósticos e intervenções individualizadas para crianças, adolescentes e adultos com dificuldades de aprendizagem, buscando compreender as causas subjacentes e promover o desenvolvimento cognitivo e emocional.
Consultoria e orientação a pais e professores
O psicopedagogo pode ainda oferecer suporte e orientação a pais e educadores, fornecendo estratégias e recursos para lidar com desafios educacionais, estimular a aprendizagem e promover um ambiente favorável ao desenvolvimento dos estudantes.
Qual o papel da área da Psicopedagogia na educação?
Cada ramo dentro da vasta área da Educação tem um papel fundamental na criação, desenvolvimento e execução do conhecimento, e com a Psicopedagogia não é diferente. Cabe a ela, portanto:
- encontrar problemas e dificuldades de aprendizagem em crianças, jovens e adultos;
- capacitar indivíduos com dificuldades no processo de aprender, incentivando-os com métodos que permitam e/ou facilitem seu processo de aprendizagem;
- desenvolver competências cognitivas, emocionais e sociais visando prevenir as dificuldades de aprendizagem;
- orientar professores e pais sobre a maneira mais saudável de educar crianças ou adolescentes em idade escolar.
Prepare-se para atuar na área da Psicopedagogia com o Instituto Singularidades!
Você se interessa pela Psicopedagogia e gostaria de atuar em uma das áreas citadas neste artigo? Com conteúdo atual, metodologias inovadoras e tutoria online ao longo de todo o curso, o curso de Pós-Graduação EAD em Psicopedagogia te prepara para desenvolver contextos saudáveis de aprendizagem.
São três modalidades, disponíveis para diferentes preferências e momentos profissionais. Conte com o Instituto Singularidades para desenvolver ainda mais seu currículo e criar uma trajetória de reconhecimento e satisfação profissional!